Entrevista com o Bonde - Bia Carvalho




Oi pessoal, tudo bem? Inspirada e motivada pela Bia do @unicorn_books e pela Patrícia do @lendomuitoslivros decidi fazer um bate papo com autores aqui no Bonde. Quando eu vejo um quadro desse eu me sinto próxima do autor e espero que sintam o mesmo.

Hoje nosso bate papo vai ser com a Bia Carvalho, autora de A eternidade de um instante, que inclusive tem resenha no insta. Só olhar a #ResenhadoBondedaLeitura.

Vou deixar abaixo a sinopse para vocês:


Caio Johanssen aprendeu desde cedo que nunca poderia se apaixonar ou as consequências seriam trágicas. Então, fechou seu coração e vive a vida sempre no limite, desafiando a morte e se jogando em casos vazios, que lhe pareciam seguros e inofensivos.

Lavínia Saldanha conheceu o lado mais cruel do amor, o que a obrigou a se proteger de relacionamentos, entregando-se plenamente ao seu sonho de um dia chegar à Broadway e provar seu verdadeiro talento.

Reféns do acaso, Caio e Lavínia têm seus caminhos cruzados e são presos em uma armadilha, tornando-se vítimas de seus próprios sentimentos. O que não esperavam era que o amor que desenvolveriam um pelo outro seria capaz de suportar a distância e o tempo, contrariando todas as probabilidades. Contrariando o próprio destino.


Agora que conheceram um pouco dessa historia vamos para a entrevista?

🗣Qual foi a sua motivação para escrever/Se tornar autora?

💎Acho, sinceramente, que não é uma escolha, é uma imposição. Eu acordo todos os dias com pessoas pedindo que eu conte suas histórias. Pessoas de papel, que são tão reais para mim que eu chego a considerá-las meus amigos. A enormidade da conexão que eu tenho com elas chega a me assustar, então, sei que jamais poderia fechar as portas da minha imaginação para a escrita. Então, a minha motivação é o amor que eu sinto, a necessidade de colocar para fora o que grita na minha cabeça.


🗣Qual o ponto alto de ser autora? Aquele momento que você se sente realizada e pensa "é por isso que eu escrevo?"

💎 Sem dúvidas é quando recebo os feedbacks de leitores; quando eles me contam como a história mexeu com eles. Ouvir que se identificaram com um personagem ou que alguma cena os tocou de uma forma positiva faz tudo valer a pena.


🗣Tem algum ritual só para a escrita?

💎Eu gosto de escrever com música, mas eu sou muito metódica. Eu preciso ter título antes de começar um livro, preciso ter roteiro adiantado, playlist para aquela história específica... De resto, eu só sento no computador e escrevo.


🗣 Como é a sua relação com os personagens? 

💎Depende do personagem, heheheh. Com Caio e Lavínia (de A ETERNIDADE DE UM INSTANTE), por exemplo, a minha conexão é, sem dúvidas, sobrenatural. Caio, principalmente. Eu SEI o que ele vai fazer, como serão suas expressões faciais em cada diálogo, como ele se comportaria em determinada situação. Alguns outros, eu tenho problemas, pois são aqueles que fazem tudo que eu mando não fazerem, que levam a história para outro caminho e me dão muito trabalho. Mas faz parte.


🗣Focando mais na trama, voce sentiu alguma dificuldade para tratar de assuntos como o luto, relacionamento abusivo e homossexualidade?

💎Levando em consideração que eu quis tratá-los com a maior leveza possível, sim. Principalmente violência doméstica, pois sei que é gatilho para muitas pessoas. Eu tenho leitoras beta que são sensíveis a este assunto, e outras que são gays, então, elas me ajudam muito a contornar tabus que poderiam machucar alguém. 
Como os personagens homossexuais do livro são maravilhosos, foi algo bem natural. Eu quis tirar o estereótipo do gay melhor amigo afetado e criei o Dennis, que é grandão, bom de briga, protetor com a Lavínia, mas que sabe ser engraçado e falar besteiras. Aliás, são 3 personagens gays no livro, e nenhum deles tem comportamento igual, cada um tem seu jeito de ser. Além do Dennis, temos o Joca, que é ponderado, sério e contido; e temos o Peter, que é doce, gentil e brincalhão. Odeio personagens estereotipados.


🗣Como você encaixou a música com a escrita e a trama?

💎A música faz parte da minha vida desde que eu tinha 2 anos de idade. Meu pai toca violão, então, eu aprendi a tocar também desde pequena. Eu sempre quis criar uma personagem que pudesse espelhar este meu lado, e a Lavínia tem muito de mim. Broadway é uma paixão também, então, uni as duas coisas em uma só. 
Durante meu processo de escrita, eu sempre ouço música, sempre me inspiro por ela, então, nada mais justo do que contar a história deste casal através de uma playlist só deles.
Ah, e aguardem uma música inédita no livro 2, afinal, Lavínia também compõe, não é?


🗣Você já pensou em escrever um gênero totalmente diferente do que você habitualmente escreve?

💎Eu gosto de passear pelos gêneros sem sair do romance. Meu estilo como autora é o suspense, então AEDUI já é um desafio, pois, apesar de ter toques de mistério, não é um suspense propriamente dito. Mas eu tenho planos de brincar ainda dentro da escrita. Talvez uma coisa mais ligada a fantasia, uma distopia... quem sabe?

🗣E finalizando, Como você enxerga o autor independente, no mercado editorial brasileiro?

💎 Hoje em dia as coisas estão melhores. Quando eu comecei, em 2011, tudo era bem mais difícil. A Amazon e o Wattpad abriram portas maravilhosas para quem quer começar. Estamos passando por uma crise, então, tivemos alguns retrocessos, mas acho que a tendência é o autor nacional se destacar cada vez mais. Espero que seja mesmo assim.

Curtiram a entrevista? A Bia é sensacional e você percebe isso nas páginas de A Eternidade de um instante. Mais uma vez agradeço por ter confiado em nós e pelo seu tempo.

Grande beijo e boa leitura! 




Para quem se interessou no livro, ele está disponível no KindleUnlimited ou no link que deixarei abaixo: